top of page
  • Foto do escritorFIQUEOFF

Por que um Coaching de Surf?

Atualizado: 9 de ago. de 2022

Conversando com surfistas que já fecharam surf trips com a nossa agência, descobrimos que a grande maioria (o que provavelmente deve ser uma amostra do surf em geral) aprendeu a surfar sozinho. Outro detalhe sobre essa amostra é que grande parte chegou ao nível intermediário sozinho, mas acabou estagnando.


Conseguiram chegar a dar algumas batidas desajeitadas na onda, alguns cutbacks que morrem na parte cheia da onda, enfim, aquele momento que a maioria de nós nos encontramos e que sozinhos, dificilmente conseguiremos ir além. Com grande probabilidade de passar a vida toda surfando como um patinho feio.


Quantas vezes alguém que surfa mais avançado que você, parou pra te dar alguma dica de como fazer uma manobra, ou como corrigir a postura? Poucos, até porque é muita gente que está no nível intermediário e poucos que conseguem chegar a um nível avançado de manobras.


E quando a gente fala de avançado, não estamos nem falando de Gabriel Medina, Ítalo Ferreira, Felipe Toledo. Estamos falando daquele surfista que divide o line up com você e se destaca surfando todo o potencial da onda, acertando batidas verticais, rasgadas que secam o mar, alguns arrancam tubos de picos que você nem sabia que era possível, outros até mesmo mandam aéreos que você lá do outside fica só sonhando em acertar.


Mas como conseguir ir além? Como chegar a ser um avançado? Obviamente não existe nenhuma receita mágica ou milagrosa, é muito surf, treino e principalmente, ajuda profissional.


Assim como quem aprende a tocar violão sozinho, consegue tocar algumas músicas do Legião Urbana, Capital Inicial, as vezes sai até um Jack Johnson, mas pra ser um músico de verdade não tem jeito, aula com um profissional que o ajude a corrigir e melhorar é fundamental. E aqui entra o profissional de educação física que se especializou em surf e hoje oferece o trabalho de coaching (não necessariamente nessa mesma ordem).



Apesar de muitos torcerem o nariz para essa palavra "coaching", principalmente se você for um psicólogo, no surf esse trabalho é de fato muito importante para ajudar o surfista que mencionamos acima, a evoluir. Inclusive muitos dos que surfam em nível avançado que você encontra no line up, já passaram por um trabalho de coaching no passado.


Então se você quer evoluir no surf, você precisa urgentemente pensar sobre a ideia de procurar um coaching com formação profissional, especialização e de fato, saber surfar. Esse trabalho aliado a um trabalho físico, por mais que você seja um guerreiro de fim de semana, vai te ajudar a chegar no nível avançado. Pois aprender a acertar manobras no surf não se trata de demonstrar que você surfa mais que os outros, mas sim aproveitar melhor a onda. Quanto mais você aproveita o potencial da onda, mais você surfa, mais você evolui.


E falando em surfar, outro fator que influencia muito em nossa evolução, é a qualidade das ondas que pegamos. Pois surf é na água, não quando você está boiando no outside, mas quando está correndo uma paredinha.


Nosso litoral, apesar de oferecer ondas incríveis e durante o ano inteiro, no geral nos oferece ondas que você passa em média 7 segundos no máximo surfando. Então para que você consiga surfar mais, você precisa pegar uma quantidade maior de ondas e muitas vezes essa onda não permite que você ensaie mais manobras, ou que desenvolva uma consciência maior enquanto está surfando.


Pensando nisso, a OFF Viagens desenvolveu sua primeira Surf Trip internacional com um coaching acompanhando. E para o primeiro destino desse nosso novo trabalho, escolhemos Chicama no Peru, que oferece uma onda com 2 minutos (lembra dos 7 segundos) de surf! Quantas ondas, até dias de surf você precisa para ter 2 minutos surfando? Pois é, em Chicama você pode passar 2 minutos manobrando uma onda de nível fácil.



Pensa no quanto uma onda de 2 minutos somada ao trabalho de um coaching profissional pode fazer pelo seu surf?



Quer saber um pouco mais sobre Chicama? Clique aqui e acesse nosso guia virtual.

1 comentário

1 Comment


It's Friday Saturday Sunday and yourself notice what that indicates! It's season in direction of solution some Jacksonville Jaguars inquiries Grayson Gunter Jersey. I have on't consider City Meyer will be fired within-period. I do believe that he'll be fired at the time the period is previously mentioned, and that considering that of refreshing tweaks inside the NFL employing laws yourself'll begin toward check out studies leaked of Shad Khan interviewing applicants in the vicinity of 7 days 14. A further pleasurable offseason. Rae towards Jacksonville, FLQ: How was the chill out of your Halloween, Ryan?A: It was significantly added fascinating than the fourth quarter of the Seattle Seahawks recreation. My daughter went as Sally in opposition to The Nightmare…


Like
bottom of page