top of page
  • Foto do escritorFIQUEOFF

Chicama, as esquerdas mais longas do mundo.

Atualizado: 15 de out. de 2023

Chicama é uma das ondas mais famosas do mundo, e por sorte nossa, está pertinho da gente. Sendo assim uma das opções mais interessantes para fazer uma surf trip, seja pelo baixo investimento inicial para chegar, baixo custo para para se manter, facilidade com o idioma e baixo nível de dificuldade para surfar uma das ondas mais longas do planeta.


Como chegar?

Para chegar em Chicama é necessário fazer um voo com conexão em Lima e com destino final a cidade de Trujillo, no deserto Peruano. Atualmente existem excelentes voos partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília que permitem uma viagem entre tempo de voo e conexões a partir de 8 horas. Logo é possível embarcar de manhã e de tarde já estar surfando nas esquerdas mais longas do planeta.

Como chegar em Chicama
De Lima a Chicama

Qual a melhor época?

Atualmente Chicama tem oferecido boas ondulações durante o ano inteiro, talvez efeito do La Niña presente nos últimos anos. No entanto, as épocas com os maiores e mais frequentes swells vão de Abril à Outubro. Mas não significa que se você for fora dessa época não vai encontrar ondas, mesmo fora de temporada, Chicama tem ondas interessantes principalmente para a galera do pranchão.


Qual o nível de surf necessário para surfar Chicama?

Chicama é um dos destinos mais receptivos para todos os níveis do mundo, oferecendo ondas desde o iniciante até o avançado. Esse fator se deve ao fundo de areia o que dá mais segurança para que ainda está aprendendo. As ondas também são bastante fáceis, e por ser tão extensa, vai te propiciar um salto de evolução incrível no seu surf.



Como é a onda em Chicama?

Ainda sobre a onda, a característica mais famosa de Chicama é que se trata de uma longa onda que quebra somente para a esquerda. Uma onda cheia, que em algumas sessões se torna um pouco mais cavada, favorecendo principalmente longboarders. Mas não se preocupe, as pranchinhas também fazem a festa no pico!


Como são os hotéis?

Em Chicama existe uma boa quantidade de hotéis que variam do luxo (para os padrões locais) a diversos outros menores, mas que também oferecem boas acomodações e bom atendimento. Alguns deles oferecem até mesmo apartamentos com vista para o pico. Temos acordo direto com os principais hotéis de Chicama, consulte nosso atendimento que com certeza vamos te oferecer a opção que melhor se enquadra para sua trip.


Chicama Boutique Hotel & Spa
Chicama Boutique Hotel & Spa

O que comer em Chicama?

A culinária peruana não é tão exótica a ponto de se preocupar em passar fome. Arroz, frango, peixes, vegetais, batatas fritas é o que você encontra de mais comum. Mas o melhor mesmo é o Ceviche, prato original do destino, possui um tempero um pouco mais forte que o servido aqui no Brasil. Uma curiosidade é que os chefs peruanos são considerados alguns dos melhores do mundo.


Ceviche em Chicama
Ceviche

Quanto custa comer em Chicama?

Como foi dito acima, Chicama é um dos destinos mais econômicos para se manter. Existem refeições completas por volta dos R$ 35,00, mas é possível gastar menos, como também é possível comer pratos mais elaborados em excelentes restaurantes locais. Hoje Chicama oferece pizzaria, restaurantes e mercadinhos, que podem ajudar a economizar ainda mais.

O que fazer além de surfar?

Em Chicama propriamente não existem muitos passeios a serem realizados. Uma caminhada pela orla da praia que recentemente passou por uma obra de urbanização é uma das melhores pedidas. Além de explorar um pouco o deserto que se estende e que oferece visão privilegiada para as ondas. Já se quiser algo fora de Chicama é possível fazer uma visita a um sítio arqueológico em Trujillo conhecido como Chan Chan.


Em Trujillo ainda é possível curtir a noite ou até mesmo fazer um rolê de paulista (visitar o shopping).

Ruínas de Chan Chan
Ruínas de Chan Chan

E se não tiver onda em Chicama?

Apesar de Chicama ter sido bastante constante nos últimos anos, você pode se interessar por surfar outras ondas na região e uma das mais famosas é Pacasmayo, outra esquerda longa que costuma quebrar o dobro de Chicama. Pico também é bastante procurado pela galera do Kite Surf. Além de Pacasmayo, temos a onda de Huanchaco e Poemapi. Todas são relativamente próximas de Chicama e podem ser contratadas através do nosso guia local.

Secret Spot Próximo a Chicama
Secret Spot próximo a Chicama


Quais pranchas levar?

Como já dito anteriormente, as ondas por aqui costumam ser mias cheias, portanto pranchas com mais borda, que facilitem a remada e até mesmo a fluidez na onda, são bem vindas. Para quem surfa de long ou stand up, nem precisamos dizer que será como a Disneyland.

Quais pranchas levar para Chicama
Quais pranchas levar para Chicama

Quer uma ajuda para escolher a prancha perfeita para sua trip? Acesse o site dos nossos amigos do Prancha Nova (https://pranchanova.com/category/conteudo/analise-pranchas ) e tenha o quiver ideal para surfar todo o potencial do pico.


O que ninguém conta?

Algo que só quem já surfou por lá sabe bem é a correnteza. Existe uma forte correnteza que te joga para fora do pico, ou seja, você fica remando o tempo inteiro para tentar se manter, mas não vai conseguir. O ideal é assim que se posicionar já tentar pegar sua onda. Se cair no meio do percurso, vai te restar torcer pra quem estiver vindo cair e você conseguir aproveitar.


É neste momento que você vai ver os botes passando zunindo no outside e vai querer pagar para poder ser recolocado no pico da melhor maneira possível.


Se não quiser gastar como bote, a dica é comprar uma botinha para poder caminhar rapidamente pelo terreno cheio de pedras e se posicionar novamente,


Porém nos dias com ondas pequenas, você vai poder surfar toda a extensão da onda e voltar remando, pois a correnteza não estará presente.


Qual a temperatura da água?

A água é gelada em Chicama, durante o inverno pode chegar a 17°C, o que não é nada absurdo. Talvez o que te faça sentir mais frio seja o vento terral constante. Portanto um long john 3.2 selado é o suficiente para segurar o frio. Para aqueles que sofrem mais, pode ser necessário botas e luvas.

Temperatura da Água em Chicama
Água gelada em Chicama

Qual tipo de fundo a onda quebra?

As ondas quebram sobre um fundo de areia, bem tranquilo. Em algumas partes existem pedras decorrente da erosão das encostas, mas na maior parte da praia você entra, surfa e sai pisando na areia.


É possível combinar Chicama com Machu Picchu?

E a pergunta clássica. Sim, é possível. Existem diversos voos diários partindo de Lima para Cusco conectando assim ambos os destinos. No entanto, para uma viagem com os dois roteiros você precisará de mais dias para aproveitar ao máximo sua trip.


Viagem para Machu Picchu Peru
Machu Picchu

Por que comprar na OFF?

Muitos se perguntam hoje as vantagens de comprar uma viagem por uma agência de viagens. E acredite, existem várias. Por exemplo:


- Temos tarifas acordo com as principais cias aéreas que servem este destino.

- Trabalhamos diretamente com os melhores hotéis no pico, oferendo excelentes tarifas. - Coordenamos toda a logística da sua viagem, para que seu único trabalho seja surfar.

- Oferecemos suporte 24 horas em português aos nossos passageiros para qualquer tipo de emergência.

- Representantes locais em cada destino que operamos.

- Conhecimento sobre o destino para lhe dar as melhores dicas para que sua surf trip seja perfeita.

- Ótimas condições de pagamento.


Está sozinho para viajar, mas gostaria de realizar o sonho de surfar em Chicama? Embarque em um de nossos grupos de surf, clique aqui e conheça nossas opções.

Essas são algumas das dicas que temos para oferecer sobre Chicama. Consulte nosso atendimento ou nosso site para opções de surf trips para este ou outros picos de surf.


Gostou do nosso guia sobre Chicama? Que tal conhecer outros destinos como El Salvador e Costa Rica? Clique e acesse nossos guias.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page