top of page

Guia Surf Trip na Costa Rica

Atualizado: 17 de jun.

Talvez para um iniciante nas artes místicas do surf, a Costa Rica seja uma ilha. Talvez esteja tão confuso quanto a América Central, mas depois que você descobre esse paraíso de ondas perfeitas, povo acolhedor, boa gastronomia e uma natureza incrível, você passa a fazer planos de se mudar para lá.



Deve ser por isso que a Costa Rica é um dos destinos de surf mais procurados por brasileiros. E para ajudar a você entender um pouco mais sobre este que é cenário de filme de surf, dinossauros e piratas, desenvolvemos um guia com dicas simples para você explorar ao máximo esse paraíso.



COMO CHEGAR?


A partir do Brasil, temos diversos voos via Bogotá que conectam com o aeroporto de San José, capital da Costa Rica. As principais cias aéreas que operam esta rota a partir do Brasil são a Latam, Avianca e a Copa Airlines.


QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA SURFAR NA COSTA RICA?


A Costa Rica recebe ondulações o ano inteiro, porém, para que você consiga alcançar as ondas perfeitas, vale se atentar as condições variáveis de cada região do país.


Na região Pacífico Norte e Caribe a alta temporada de surf vai de Abril a Setembro e na região Pacífico Sul, vai de Abril a Setembro. Já na região do Atlântico, a alta temporada ocorre de Novembro a Março.




QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS PICOS DE SURF NA COSTA RICA?

Podemos dividir a Costa Rica em 4 regiões diferentes: Pacífico Norte, Centro, Caribe e Pacífico Sul. Cada região conta com picos diferenciados que proporcionam experiências únicas durante toda trip.


Região Pacífico Norte

Tamarindo – Esta micro região, localizada a 4 horas e 30 minutos de San José, possui uma infraestrutura muito boa com uma grande oferta de hotéis, restaurantes, bares e mercados. Tamarindo costuma agradar muito seus visitantes devido suas grande variedade de ondas, natureza bem preservada e um centrinho turístico vibrante, além de diversos atrativos locais que encantam os turistas.


Os picos de surf mais famosos desta região são: Playa de Tamarindo, Playa Langosta, Playa de Avellana, Playa Negra, Marbella e Playa Grande. Partindo próximo a região de Tamarindo, também se chega a mais 2 picos, Roca Bruja e Ollie'SPoint, onde o acesso é feito apenas de barco.



Santa Teresa – Localizada a 5 horas de San José, esta pequena vila de pescadores vem ganhando certo destaque como destino de surf. Diferente de Tamarindo, Santa Teresa tem uma identidade mais roots, com poucos estabelecimentos comerciais e área ambiental ainda mais preservada que outras regiões, onde se encontram hotéis espalhados por toda extensão florestal. Seus principais picos de surf são: Malpaís, Playa Carmen e Manzanillo.

Região Central

Playa Hermosa – Esta praia de areias negras está localizada na região central de Costa Rica, a apenas 2 horas de San José.


É um dos principais destinos da região devido sua proximidade com San José e Jacó, cidades que possuem uma infraestrutura mais desenvolvida. Conta com uma variedade de hotéis, pousadas e restaurantes, além do contato direto com a natureza, claro.

Playa Hermosa - Região Central

Região Pacífico Sul

Pavones – Situado no extremo sul da Costa Rica, Pavones está localizada a 7 horas de San José, devido a um trecho de 30 km de estrada de terra. Famosa por suas ondas e possuir uma das esquerdas mais longas do mundo, conta com hotéis e estabelecimentos comerciais variados, no entanto a estrutura aqui é um pouco mais roots que outras regiões da Costa Rica.

Os principais picos de surf dessa região são: Pavones óbiviamente, Dominycal e Punta Banco. Podemos acrescentar também a Penínsulo de Matapalo que contém os picos Pan Dulce, Backwash e Playa Matapalo, porém o acesso a Península é feita apenas de barco.

Pavones - Região Sul

Região do Caribe


Pois é, apesar de parecer pequena, a Costa Rica além de extensa é banhada por 2 oceânos, o pacífico e o atlântico, mais precisamente pelo mar do caribe. Nesta região também tem surf.

Salsa Brava – Esta é uma região pouco explorada da Costa Rica, localizada a aproximadamente 5 horas de San José é o destino perfeito pra quem curte uma trip mais roots e isolada, onde se tem possibilidade de conhecer novos picos e embarcar numa imersão na natureza. Seus picos de surf mais famosos são: Isla Uvita (acesso somente por barco), Black Beach, Playa de Salsa Brava (onda mais famosa da região) e Playa Cocles.


Playa Cocles - Região do Caribe

QUAL NÍVEL DE SURF NECESSÁRIO PARA SURFAR NA COSTA RICA?

A Costa Rica oferece ondas para todos os níveis. As regiões de Tamarindo e Santa Teresa do lado Pacífico Norte, possuem nível de surf desde o iniciante até o avançado. As regiões de Playa Hermosa, Pavones e Salsa Brava possuem nível do intermediário ao avançado.

COMO SÃO OS HOTÉIS?


Os hotéis variam da categoria turística ao luxo, oferecem boas acomodações e bom atendimento de acordo com a sua necessidade para sua trip ser ainda melhor. No entanto, cada região possui desenvolvimentos difrentes.

O QUE COMER NA COSTA RICA?


A gastronomia local é muito similar a brasileira, então você pode ficar despreocupado quando o assunto for comer bem e barato. O prato principal da Costa Rica é bem simples e caseiro, essa refeição leva o nome de "Casado" e é feita a base de arroz, feijão, milho, verduras e banana, acompanhado de frango, carne bovina ou peixe. Essa é a refeição mais popular da região. Mas a Costa Rica oferece também boas opções de frutos do mar por menos da metade do preço que você encontra no Brasil.


Outra característica que vale a pena ressaltar é o famoso e refrescante suco de tamarindo, pra quem assistiu Chaves e Chapolin durante a infância, é uma experiência imperdível.


O QUE FAZER ALÉM DE SURFAR?


A Costa Rica é um dos destinos mais procurados da América Central. O país é rico em ecoturismo, perfeito para os viajantes que buscam contato com a natureza, praias paradisíacas e aventura. Além do surf é possível se maravilhar com outras atrações turísticas como visitar instituições culturais e conhecer um pouquinho de toda história desse país mágico! Visitar parques naturais e reservas florestais cheias de biodiversidade também é uma ótima opção, como o Parque Nacional Vulcão Arenal, um local vasto em vegetação que possui 2 vulcões dentro da sua área, além de acomodações e observatórios.


Cachoeira do Rio Celeste

QUAIS PRANCHAS LEVAR?


Leve sua prancha maroleira para os dias menores e uma prancha maior e rápida para dias maiores ou mares tubulares. As ondas na Costa Rica são mais cavadas que as habituais ondas do nosso litoral. A maioria dos picos quebram sobre bancadas de pedra, o que as tornam mais rápidas que as de fundo de areia que estamos acostumados.



O QUE NINGUÉM CONTA?


A Costa Rica é um país apaixonante, tanto pela beleza natural, por suas ondas, seu povo e estilo de vida Pura Vida. Mas prepare-se para dirigir, principalmente para percorrer as grandes distâncias entre o aeroporto principal da Costa Rica (San José) até os principais destinos de surf.


Aproveite para curtir a paisagem, pois as estradas em sua maioria são excelentes (exceto acesso a Pavones e a região de Salsa Brava com trechos de terra), repletas de lugares incríveis para uma parada pra relaxar e tirar algumas fotos.


QUAL A TEMPERATURA DA ÁGUA?


Como o clima na Costa Rica é tropical a água costuma ser sempre quente.

QUAL TIPO DE FUNDO A ONDA QUEBRA?


As ondas na região do Pacífico Norte e Pacifico Sul quebram em fundo de pedra, já a região do caribe, onde se encontra Salsa Brava, as ondas quebram em fundo de coral. Existem picos alternativos também com fundo de areia.


VANTAGENS DE ORGANIZAR SUA SURF TRIP COM A OFF VIAGENS

- Temos tarifas acordo com as principais cias aéreas que servem este destino.

- Trabalhamos diretamente com os melhores hotéis no pico, oferendo excelentes tarifas. - Coordenamos toda a logística da sua viagem, para que seu único trabalho seja surfar.

- Oferecemos suporte 24 horas em português aos nossos passageiros para qualquer tipo de emergência.

- Conhecimento sobre o destino para lhe dar as melhores dicas para que sua surf trip seja perfeita.

- Ótimas condições de pagamento.

Ainda não está convencido? Consulte nosso atendimento e faça um orçamento da sua surf trip ou consulte nosso site para referências de pacotes já prontos. Conte também com nossos grupos exclusivos, temos saídas todos os anos para a Costa Rica.


1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Once quarterback Aaron Rodgers returned in the direction of the Inexperienced Bay Packers within the summer months of 2021, a single of the ailments he experienced negotiated on his return was that the staff members traded for his past teammate and optimistic close friend recipient Randall Cobb. In just change for a 6th-spherical select, the Packers discovered his bloated agreement that they negotiated down inside 2021with the assist of a restructure but would however want altering if they had been towards continue to keep him within just 2022.By means of Wednesday, the Packers formally demanded towards be below the league's wage cap for 2022, this means that they demanded toward create some late moves in the direction of just take…


Like
bottom of page