top of page
  • Foto do escritorFIQUEOFF

Peru, o verdadeiro país do surf

Atualizado: 9 de nov. de 2022

Quando se fala no país do surf, você provavelmente vai pensar no Hawai, que apesar de não ser um país própriamente dito, é considerada a Meca do surf mundial.


Porém um dos maiores países para o surf no mundo é o Peru, que até mesmo em sua história, revindica para si o título de criador do esporte por seus povos originários.


Grande parte dessa vocação para o surf é devida a sua geografia, que oferece um litoral de cerca de 3.000km bastante recortado, recebendo ondulações do maior oceano do mundo de várias direções e épocas diferentes. São ao todo 333 picos registrados no Magicseaweed.


Vamos apresentar a vocês um pouco sobre as principais regiões de surf no Peru.


Região Extremo Sul do Peru

A região mais selvagem e vazia do Peru é sem dúvidas o sul do país, uma região que vai de Ica até Tacna na divisa com o Chile. São cerca de 35 picos de surf conhecidos somente nessa região em um raio de cerca de 1.000km.


Os melhores e mais famosos são Boca del Rio, Palya Mollendo, Olon e Piedras Negras.

Boca del Rio - Foto de Benjamin Rodriguez

Como chegar? A maneira mais fácil é descendo no aeroporto de Arequipa e alugando um carro ou contratando serviço de transfers para chegar aos hotéis do litoral.


Qual a melhor época do ano para surfar em Boca del Rio e região? A partir de Lima para baixo a melhor época para encontrar ondas nessa região é entre os meses de maio e agosto, porém essa região é uma das mais constantes e você pode encontrar boas ondas durante todo o ano.

 

Região Sul de Lima

A cerca de 1 hora e meia de carro do aeroporto internacional de Lima, você começa a descobrir uma das melhores e mais procuradas regiões de surf no Peru com mais de 50 picos de surf distribuidos em uma regão de cerca de 100km.


Nessa região os destaques são Pico Alto, Punta Hermosa, Caballeros, Señoritas, Cerro Azul, San Gallan Punta Rocas e San Bartolo.

Pico Alto - Fonte Magicseaweed

Como chegar? O aeroporto mais próximo é o de Lima, sendo assim também uma das regiões de mais rápido e fácil acesso para nós brasileiros, já que temos voos diretos saindo para Lima a partir de algumas capitais.


Qual a melhor época do ano para surfar em Punta Hermosa e região? A partir de Lima para baixo a melhor época para encontrar ondas nessa região é entre os meses de maio e agosto, porém essa região é uma das mais constantes e você pode encontrar boas ondas durante todo o ano.

Lima, capital do Peru

Lima é uma capital banhada pelo mar e por isso oferece cerca de 35 picos de surf em suas proximidades. No entanto por estar mais próxima da civilização, são os picos com crowd mais intenso e um certo localismo dentro da água.


Os picos mais famosos nessa região são Herradura, Punta Roquitas, Playa de Villa, Triangulo e Waikiki.

La Herradura - Fotógrafo Franco Orezzoli

Como chegar? O aeroporto mais próximo é o de Lima, já pode viajar de long john pra já descer do avião e cair no mar.


Qual a melhor época do ano para surfar Herradura e região? Durante o inverno os picos na região de Lima recebem suas melhores ondulações de SUL, portanto o ideal é de maio a agosto.

Região Norte de Lima

Outra região pouco conhecida pelos brasileiros fica ao norte de Lima a cerca de 1 hora e meia de distância. Aqui o crowd e o localismo já dão lugar a um lineup mais tranquilo e com excelentes ondas.


Os principais picos da região são Bermejo (boa para bodyboarders), Pasamayo e Conchitas, porém são mais de 59 picos somente nessa região.

Bermejo - Fotógrafo JOSE MORALES

Como chegar? Essa é umas regiões de maior dificuldade para acessar. Você vai precisar descer em Lima, alugar um carro ou encarar um ônibus por cerca de 6 horas de estrada, pois infelizmente não existem aeroportos que atendam essa região.


Qual a melhor época do ano para surfar Bermejo e região? Essa região oferece suas melhores condições de maio a agosto com as grandes ondulações de SUL.

 

Região Centro Norte do Peru

Um pouco mais ao norte, encontramos a onda mais famosa do Peru, Chicama. Considerada a esquerda mais longa do mundo, ela não é a única onda nessa região, pois no total são 56 picos de surf próximos.


Nesta região, os principais picos são Chicama, Pacasmayo, Huanchaco e Puemapi.

Chicama - Fotógrafo Wilson Flores

Como chegar? Essa região oferece 2 opções de aeroporto, o de Trujillo e o de Chiclayo.


Qual a melhor época do ano para surfar Chicama e região? Ultimamente é possível dizer que Chicama oferece ondas durante o ano todo. Seja por conta dos efeitos do aquecimento global ou de fenômenos como o La Niña, é possível que role ondas todos os meses. Porém os meses mais garantidos são de Maio a Agosto com os maiores e mais constantes swells.

 

Região Norte do Peru

Próximo a Piura, existe outra região bastante desconhecida do brasileiro com pouco crowd e ótimas ondas.


Os picos mais famosos desta região são Cabo Verde, Piura e Nonura.

Cabo Verde - Fotógrafo JASON MASCARENHAS

Como chegar? O aeroporto de Piura recebe voos diários partindo de Lima.


Qual a melhor época para surfar Cabo Verde e região? Durante o ano todo essa região recebe boas ondulações. Entre maio e agosto funciona com swells de SUL e SUDOESTE e de setembro a março recebe ondulações de NORTE, NOROESTE E OESTE.

Região Extremo Norte do Peru

E finalmente chegamos na divisa com o Equador, onde finalmente encontramos água quente (dependendo da época do ano), bons tubos e agito! Essa é uma das regiões mais procuradas por brasileiros principalmente por seu pico mais famoso, Lobitos.


Além de Lobitos, temos Baterias, Organos, Mancora, Piscina e Cabo Blanco.

Lobitos - Fotógrafo Henry Espinoza

Como chegar? Recentemente foi inaugurado o aeroporto de Talara, facilitando muito o acesso aos picos dessa região.


Qual a melhor época do ano para surfar Lobitos e região? Especialmente entre agosto e outubro, o fundo de areia está em seu melhor momento favorecendo muito que as ondas rolem perfeitas. No entanto toda essa região recebe swells de outubro a março.

 

O Peru afinal é ou não é o país do surf? Com tantos picos diferentes, tantos recortes em seu extenso litoral, você vai encontrar ondas durante os 12 meses do ano no Peru.


Conheça nossos pacotes para surfar no Peru clicando aqui.

Além de todas essas informações, não podemos esquecer que o Peru é oferece muito mais além do surf como Machu Picchu, Nazca, Vale do Colca, Ruínas de Sacsayhuaman, Salcantay entre tantos outros destinos. Mas esses são temas para outros posts =)






0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page