top of page
  • Foto do escritorFIQUEOFF

Guia para uma surf trip em El Salvador

Atualizado: 15 de out. de 2023

O verdadeiro paraíso das direitas na América Latina, El Salvador é um dos destinos favoritos do brasileiro. Ondas perfeitas, point breaks de direita, clima tropical, água quente, baixo custo e um povo muito receptivo, com certeza você vai se apaixonar por El Salvador.


Como chegar?

Atualmente, a única opção viável é pela Avianca Colômbia, podendo fazer voos com conexão em Bogotá e ou/ San Jose na Costa Rica.


Rota para El Salvador
Rota para El Salvador

Qual a melhor época para surfar em El Salvador?

El Salvador recebe boas ondulações durante o ano todo. No entanto podemos dividir a temporada de ondas da seguinte maneira: Março a Maio, pré temporada de ondas indicado para iniciantes e intermediários. Junho a Agosto, temporada de swells atingindo El Salvador, indicado para intermediários e avançados. Setembro a Novembro, final de temporada, indicado para iniciantes e intermediários. Dezembro a Fevereiro são meses com grandes índices de mar flat.



Qual o nível de surf necessário para surfar em El Salvador?

Este incrível destino de surf na América Latina oferece ondas para todos os níveis. Desde quem está aprendendo até avançados em busca de ondas rápidas e pesadas como Punta Roca, por exemplo.


Quais são os principais picos de surf em El Salvador?

Podemos dividir El Salvador em 2 regiões para surf. Vamos nomina-las por sua onda mais famosa, região de Sunzal e região de Las Flores.


Região de Sunzal


Sunzal - A onda mais famosa de El Salvador, uma direita perfeita, quebrando sobre um tranquilo fundo de pedra. É uma onda bastante extensa, uma pequena Chicama virada para a direita. Para acessar o pico da onda é bastante fácil, pois ao lado da arrebentação se forma um canal sem ondas. Porém prepare os braços, pois a remada será longa. Seu nível de dificuldade vai de iniciantes até avançados. A onda é mais cheia, com pressão, perfeita para todos os tipos de pranchas.

Sunzal
Sunzal

La Bocana - Para quem acha que El Salvador só oferece direitas, precisa conhecer La Bocana. Uma onda incrível, rápida, em pé, com pressão e para a esquerda. Onda próxima a Sunzal, cerca de 10 minutos caminhando pela areia. Nesse mesmo pico quebra uma direita alucinante, porém mais desafiadora por terminar sobre um fundo de pedra exposto.


La Bocana
La Bocana

La Bocanita - Entre Sunzal e La Bocana existe uma onda perfeita para treinar aéreos. É uma onda que quebra tanto para a direita quanto para a esquerda, porém é rápida e curta, com tempo suficiente para 1 manobra apenas. Além do show de aéreos dos locais, o pôr do sol também vale a pena, um dos mas bonitos de El Salvador.


La Bocanita
La Bocanita

Punta Roca - Com certeza a onda mais incrível de El Salvador. Em seus dias maiores é chamada de Jeffreys Bay Tropical. Uma onda tubular, extensa, pesada e rápida para a direita. Com um crowd mais intenso na água, somado a qualidade da onda, o pico não é para qualquer um, precisa estar com o drop em dia.



La Paz - A onda de Punta Roca é tão extensa, que depois de um certo ponto ela muda de nome e passa a se chamar La Paz, talvez pelo fato dessa onda passar ao lado do cemitério, talvez por a onda diminuir seu nível de dificuldade e ficar um pouco mais tranquila. O fato é que essa onda é incrível, pouco crowd, uma direita de point break longa, um pouco mais cheia e que termina num píer de pesca. Uma das nossas dicas é que para quem está surfando point break pela primeira vez, La Paz seja a opção escolhida para tirar a tensão e ganhar confiança para os outros picos.



Mizata - Seguindo ao sul, uma onda triangular de muito potencial. Pico certo para os dias pequenos nos outros picos.


Mizata
Mizata

El Zonte - Seguindo no caminho para chegar a outra onda famosa, KM59, temos El Zonte, outra direita de point break. Neste pico dependendo das condições também rolam boas ondas de esquerda.


KM59 - Uma de nossas ondas favoritas, um point break de direita, crowd variando bastante dependendo do horário.


KM61 - Logo após o KM59, você encontra outro point break de direita com enorme potencial e pouco crowd. São ondas quase vizinhas.


Região de Las Flores


A cerca de 4 horas de viagem de Sunzal, temos 2 picos excelentes que funcionam bem quando o norte está grande.


Punta Mango - Correndo o risco de ser redundante, point break de direita, é onde você conseguirá encontrar os melhores tubos de El Salvador. Um pico mais afastado, sendo necessário ou ir de barco a partir de Las Flores ou se hospedando em alguns dos poucos hotéis próximos da onda.

Las Flores - Point Break de direita, é uma onda com bastante qualidade e para todos os níveis.



Qual o nível de surf necessário para surfar em El Salvador?

Como vimos acima, existem opções de surf para todos os níveis. Para os surfistas regular, que surfam de frente para as ondas de direita, é sem dúvida o paraíso. Para os goofy footers é uma oportunidade de afiar o backside. El Salvador pode ser bem sua primeira surf trip internacional.


Como é a onda em El Salvador?

Existem opções de ondas mais gordas como Sunzal, La Paz, ondas intermediárias como o KM59 e El Zonte e ondas de nível internacional como Punta Roca e Punta Mango.


Qual a temperatura da água? Qual tipo de fundo a onda quebra?

A água é quente, é um país tropical com dias quentes e ensolarados praticamente o ano inteiro.

O fundo da maioria dos picos é de pedra, mas não se assuste, não são tão expostas.


Quais pranchas levar?

Se você surfa de pranchão ou stand up, leve seu longboard mais clássico e aquele mais progressivo. Já para as pranchinhas, uma prancha maroleira para os dias menores, uma prancha maior, acima de 6.0 para os dias maiores e uma intermediária para dar uma extrapolada. Se seu objetivo é surfar ondas tubulares, converse com seu shaper para trazer uma prancha que funcione melhor em ondas cavadas como Punta Roca e Punta Mango. E a grande dica é, leve pranchas com bastante flutuação para ajudar na remada.


Pranchas surf trip para El Salvador
Pranchas surf trip para El Salvador

Quer uma ajuda para escolher a prancha perfeita para sua trip? Acesse o site dos nossos amigos do Prancha Nova (https://pranchanova.com/category/conteudo/analise-pranchas ) e tenha o quiver ideal para surfar todo o potencial do pico.


Como é o Crowd?

Você provavelmente já deve ter visto diversos vídeos e até guias no youtube sobre El Salvador e provavelmente deve ter reparado no crowd bastante intenso. Esse crowd existe, mas todo mundo surfa. A maioria dos picos são point breaks, ou seja, a onda que bra sempre no mesmo lugar. Basta posicionar-se e respeitar a galera ao redor que todo mundo surfa.


Como são os hotéis?

Tanto quanto a região de Sunzal quanto a região de Las Flores, oferecem hotéis de categoria turística ao luxo. Para aqueles que viajam com família, alguns hotéis oferecem ótima estrutura para recebe-los.


O que ninguém conta?

A grande dica com relação a El Salvador é posicionamento. A maioria dos picos de surf são de point breaks, ou seja, as ondas sempre quebram no mesmo lugar e com algumas ondas intermediárias em outras sessões. Então o grande segredo é posicionamento. Antes de entrar no pico, observe onde os surfistas mais habilidosos estão se posicionando. Quando entrar na água, se posicione no mesmo lugar.


O que comer em El Salvador?

A gastronomia local é bastante parecida com a brasileira. Nos principais pratos encontramos arroz e feijão, com opções de carne ou frango, batatas fritas. Além de pescados e frutos do mar frescos, comida mexicana e uma comida bastante típica do local chamada Pupusa, uma espécie de tortilha recheada. Outro forte da gastronomia local é a quantidade de frutas que são bastante abundante no país.E o melhor de tudo, comer em El Salvador é barato. Com refeições a partir de U$ 6 no centrinho turístico.


Pupusas
Pupusas

O que fazer El Salvador sem ser surfar?

O país, como toda a América Central é muito rico em biodiversidade e patrimônio histórico. Algumas das nossas sugestões são as ruínas de Tazumal, o lago de Coatepeque e as cascatas de Tamanique. Consulte nosso atendimento para mais informações sobre esses e outros passeios.





Partiu El Salvador? A OFF Viagens oferece saídas regulares, ou seja, personalizadas de acordo com as suas datas, quantidade de pessoas que viajam com você e o roteiro que você sonha em fazer. Em nosso site você encontra algumas sugestões de roteiros, clique aqui para acessar.


Quer surfar em El Salvador mas está sozinho? Embarque em um de nossos grupos de surf. Saídas disponíveis até 2024, clique aqui e confira.


Mas atenção, todos os grupos são com vagas limitadas. Consulte disponibilidade atualizada através do nosso atendimento. Reserve com antecedência e parcele no boleto sem juros (consulte condições).


Por que comprar na OFF?

Muitos se perguntam hoje as vantagens de comprar uma viagem por uma agência de viagens. E acredite, existem várias. Por exemplo:

- Temos tarifas acordo com as principais cias aéreas que servem este destino.

- Trabalhamos diretamente com os melhores hotéis no pico, oferendo excelentes tarifas. - Coordenamos toda a logística da sua viagem, para que seu único trabalho seja surfar.

- Oferecemos suporte 24 horas em português aos nossos passageiros para qualquer tipo de emergência.

- Representantes locais em cada destino que operamos.

- Conhecimento sobre o destino para lhe dar as melhores dicas para que sua surf trip seja perfeita.

- Ótimas condições de pagamento.


Essas são algumas das dicas que temos para oferecer sobre El Salvador. Consulte nosso atendimento ou nosso site para opções de surf trips para este ou outros picos de surf.


Gostou de saber mais sobre El Salvador? Conheça outros destinos como Costa Rica , Chicama e Mentawai .


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page