top of page
  • Foto do escritorFIQUEOFF

5 dicas da primeira Surf Trip

Atualizado: 26 de ago. de 2022


Você está prestes a realizar o sonho de todo surfista, viajar para pegar as melhores ondas do mundo.




Mas se você está na primeira surf trip, sabemos que bate aquela insegurança e ansiedade para ficar preparado para essa viagem dos sonhos. Então preparamos 5 dicas para te ajudar nessa grande aventura.


1- Pesquisa (5 dicas da primeira surf trip)

Antes de embarcar para qualquer viagem, pesquise qual tipo de fundo as ondas quebram, se é um beach break (fundo de areia), point break (fundo de pedra), ou um reef break (fundo de coral). O tipo de fundo, diz muito sobre o tipo de onda que você vai encontrar por lá, e principalmente, sobre os riscos que cada tipo de fundo pode lhe trazer.


Pesquise também sobre a temperatura da água, pois se a água for muito gelada, precisará de uma roupa de borracha talvez mais grossa do que a que você usa para cair em águas brasileiras.


Ainda sobre a água, pesquise também se há correnteza, e se com isso existe a necessidade da contratação de algum serviço de tow-back local para já calcular em seu orçamento de viagem. Não esqueça também de pesquisar sobre a vida marinha do local e se existem relatos de ataques a seres humanos, não arrisque sua vida jamais se jogando num pico sem saber.


Importante também é saber a melhor época de cada pico, as vezes um mesmo país chega a ter 3 épocas diferentes de surf.


Consulte seu agente de viagens para se informar sobre documentação necessária de embarque. Cada país tem exigências diferentes, desde passaporte, visto, vacinas e até mesmo a obrigatoriedade de seguro de viagem. Busque se informar também sobre custos de taxas para despachar pranchas e taxas de turismo locais.


Point Break
Point Break

2- Equipamento (5 dicas da primeira surf trip)

Após ter feito toda a pesquisa sobre o destino, escolha o equipamento certo. Para cada tipo de onda, existe um tipo de prancha melhor recomendada. Converse com seu shaper a respeito do seu quiver. Ondas maiores, requerem pranchas maiores, ondas cavadas, pranchas mais finas com mais curvatura de rocker. Considere a possibilidade de levar no mínimo 2 pranchas, caso uma seja danificada durante a viagem, ou até mesmo durante alguma sessão de surf.


Não esqueça também do long john para águas geladas. Dependendo do frio, recomenda-se também luvas, botas e até gorro de neoprene. Não tenha vergonha de recorrer a estes artigos, pois passar frio e ficar doente, podem estragar toda a sua surf trip.


Em casos de reef breaks ou point breaks, recomenda-se também a utilização de botinhas para se proteger.


Faça uma revisão nos equipamentos que você já se utiliza no dia a dia. Recomenda-se a compra de um novo leash antes da surf trip, pois dependendo do local, você pode não ter onde encontrar uma loja para a reposição.


Leve, se possível também outro jogo de quilhas, pois principalmente em reef breaks e point breaks, as chances de você danificar alguma são enormes.




Quiver de Pranchas
Quiver Ideal

Quer uma ajuda para escolher a prancha perfeita para sua trip? Acesse o site dos nossos amigos do Prancha Nova (https://pranchanova.com/category/conteudo/analise-pranchas ) e tenha o quiver ideal para surfar todo o potencial do pico.



3- Primeiros Socorros (5 dicas da primeira surf trip)


Obviamente ninguém espera se machucar, mas isso pode acontecer com qualquer um, independente do seu nível de surf. Então é altamente recomendável que você leve um kit de primeiros socorros em sua surf trip. Inclua além de curativos, tesoura, alguns medicamentos para limpeza de machucados e até mesmo para problemas estomacais, algo muito comum em países mais pobres devido ao tratamento de águas ou até mesmo o tipo de comida. Não deixe um piriri estragar sua surf trip.


Mas não se esqueça de despachar com sua mala objetos cortantes, pois são proibidos dentro da cabine da aeronave.



Kit de Primeiros Socorros
Kit de Primeiros Socorros


4- Fotografia (5 dicas da primeira surf trip)


Se prepare para registrar todos os momentos com seus amigos e até mesmo registrar aquela sua onda épica a qual vai se lembrar por toda a vida. Faça uma revisão em todo o equipamento, leve ao menos 2 ou 3 cartões de memória ou 1 HD externo, com certeza serão bastante úteis.


Verifique também junto ao seu agente de viagens se tem alguma recomendação de fotógrafo local, muitas vezes é possível já deixar negociado uma sessão de fotos antes mesmo de sair do Brasil.



Fotografia Surf
Registre Tudo


5- Aproveite (5 dicas da primeira surf trip)


Muita gente vai pilhada para uma surf trip como se fosse um atleta profissional que vai apenas para treinar naquele determinado tipo de onda ou tamanho. Uma surf trip é muito mais do que só o surf. São momentos raros de ficar off da nossa rotina de trabalho, de responsabilidades ou stress.


Aproveite esse momento único e especial com seus amigos, conhecendo um país diferente, com uma cultura diferente. Uma chance tão especial para adquirir um aprendizado tão grande e tantas lembranças maravilhosas.


Temos certeza que cada momento da sua surf trip, vai ser um momento valioso e especial, com uma história para contar para quem ficou ou para relembrar com aqueles que embarcaram. Dos perrengues até as ondas perfeitas que pegaram na viagem.


Portanto, relaxe e embarque nessa!



Surf Trip Amigos
Aproveite ao Máximo

Abaixo segue um CHECK LIST para ajudar a se organizar para sua surf trip.


CHECK LIST - SURF TRIP


Consulte nossas opções de surf trip clicando aqui.

2 comentários

2 commentaires


Junior Martins
Junior Martins
21 août 2018

Show!!

J'aime

Membre inconnu
20 août 2018

Amei as dicas..veio na hora certa! Obrigada galera da Off.

J'aime
bottom of page