top of page
  • Foto do escritorFIQUEOFF

Guia de Surf nas Maldivas

Atualizado: 17 de ago. de 2022

Você já realizou o sonho de surfar no mar azul indigo, de ondas transparentes, água quente e paisagens alucinantes das Maldivas?


Vamos te contar um pouco mais sobre as Maldivas e trazer dicas úteis para você planejar sua surf trip.


Como chegar nas Maldivas?


Para chegar às Maldivas é necessário desembarcar no aeroporto de Male, a capital do país. E para nós brasileiros, as 2 melhores opções de voos para Male são a Qatar Airways ou a Emirates, duas das melhores cias aéreas do mundo, com excelente serviço de bordo além de ótimas conexões, que facilitam bastante a longa viagem.



Como é dividida as regiões de surf nas Maldivas?

São 3 regiões de surf nas Maldivas, o Atol Norte (Male), Atol Central e Atol Sul. Sendo o Atol Norte o mais próximo do aeroporto internacional de Male.


Qual a melhor época para surfar nas Maldivas?

É bem provável que você encontre ondas nas Maldivas em qualquer época do ano, porém o tamanho e a qualidade delas vão variar bastante de acordo com a época e o Atol.


Atol Norte - a melhor época para surfar nessa região acontece entre os meses de maio a Outubro.

Atol Central - a melhor época para surfar nos atóis centrais é de maio a outubro

Atol Sul - são duas épocas para surfar nessa região, fevereiro a Abril e entre agosto e outubro.


Mas é sempre importante lembrar que as condições podem variar independentemente da época e nós não temos controle sobre as condições climáticas. Infelizmente não temos o WhatsApp de Poseidon.


Quais são os principais picos de surf de cada Atol?

O Atol Norte, o mais próximo de Male, oferece as ondas de Cokes, Chickens, Jail Breaks, Sultans, Ninjas, Honkys, Pasta Point, Lohis e outros spots.


No Atol Central temos as ondas de Vodi, Muli, Malik's, Mikado entre outros spots.


Já no Atol Sul, o mais remoto, temos Tiger Stripes, Blue Bowls, Love Charms, 5 island entre outros spots.

Cokes - Atol Norte

Quais são os picos de surf exclusivos para os resorts? E por que essas ondas são exclusivas dos resorts?


Picos como Lohis, Pasta Point, Vodi são ondas exclusivas para os hóspedes dos resorts onde essas ondas quebram. Isso ocorre pois as Maldivas são compostas por Ilhas Públicas e Ilhas Resorts.


Nas ilhas resorts, todos os acessos e espaços são absolutamente exclusivos para hóspedes do resort e por isso as ondas que quebram às praias desses resorts ficaram sendo exclusivas, sendo assim vendidas como um atrativo a mais.

Onda de Lohis - Exclusiva do Resort

O que são ilhas públicas nas Maldivas?

Ilhas públicas são as ilhas onde a maior parte da população das Maldivas vivem. Essas ilhas são as mais interessantes do ponto de vista cultural e histórico, pois é ali onde o povo realmente vive.


Porém é importante ressaltar que Maldivas é um país muçulmano, e portanto nas ilhas públicas assim como na capital, as leis e costumes seguem o Islã. Portanto bebidas alcoólicas são proibidas e trajes como bikinis são restritos a determinadas partes dessas ilhas.

Ilha de Thulusdhoo

Qual o nível de surf necessário para surfar nas Maldivas?

Maldivas oferece ondas para todos os níveis de surf. Para quem é iniciante, é recomendado viajar fora da temporada de ondas, principalmente os meses centrais da temporada. Para os mais avançados, o ideal é sempre viajar dentro da temporada de ondas sendo que os meses de Junho, Julho e Agosto são os que oferecem os maiores swells na região.


Como são os fundos das ondas nas Maldivas?

Todas as Maldivas estão sobre bancadas de corais, inclusive as Maldivas só existem devido a concentração de coral em águas rasas.


Portanto toda onda quebra sobre uma bancada de coral, porém não tão afiados como em outras regiões do planeta. Alguns picos quebram sobre bancadas mais rasas e outras um pouco mais fundas, interferindo diretamente na sua qualidade e nível de dificuldade para surfar.


Qual a temperatura da água nas Maldivas?

A temperatura média das águas do mar nas Maldivas é em média 28ºC, ou seja, quente. Atente-se para o tipo de parafina que você vai levar, não esqueça de levar seu protetor que não agride os corais e deixe sua roupa de borracha guardada no armário de casa.


Como é o clima nas Maldivas?

De novembro até abril, os dias são ensolarados, com pancadas rápidas de chuva, águas cristalinas e temperatura média de 30ºC. Já durante os meses de maio até outubro, o clima varia muito, a temperatura pode cair um pouco dependendo dos ventos (no máximo 24ºC e o mar já fica mais agitado, não sendo nem de longe a melhor época para quem está indo para curtir as praias ou mesmo levar a esposa ou o marido para deixar no hotel enquanto surfa.



O que levar para as Maldivas?

Bastante protetor solar que não agrida o coral, roupas leves, sandálias. Esqueça calças jeans e blusas de frio na sua casa. Exceto alguma roupa mais quente e confortável para usar durante os voos e conexões. Mas deixe uma bermuda, uma camiseta e um chinelo fácil na mochila pra assim que chegar nas Maldivas, já adotar o código de vestimenta local.


Quais pranchas levar para uma surf trip nas Maldivas?

As ondas por aqui são tubulares, ou seja, você vai precisar de pranchas com bastante curvatura de rocker para se ajustarem melhores as ondas. É sempre bom levar uma maroleira (aqui pode ser a do seu dia a dia no Brasil), uma maior para os dias com ondas maiores e mais pesadas e uma intermediária, mais até como uma de backup para sua prancha maior.


Já quem surfa de pranchão, pode embarcar também. Todos os picos são surfáveis mesmo de pranchão, o que vai determinar é o tamanho da onda e sua habilidade para ondas cavadas. Porém nos dias menores é diversão garantida.


O que comer nas Maldivas?

Maldivas é um país que 90% é mar e 10% é atol (ilhas formadas por corais), então basicamente a única coisa que é produzida no campo alimentar são peixes e frutos do mar. Todo o resto é importado de países como Índia, Sri Lanka entre outros.


Portanto Maldivas não tem uma gastronomia muito variada, tendo base na sua alimentação peixes de água salgada, frutos do mar, macarrão, frango e vegetais, tudo regado sempre ao Curry.


O que ninguém conta sobre as Maldivas?

Em nossa opinião, a gastronomia é algo que realmente chama a atenção do brasileiro acostumado a uma variedade muito grande de alimentos. Além do fato deles usarem curry em tudo que fazem, alguns pratos mais apimentados, outros não.


E com relação ao surf, os picos do Atol Norte, região mais próxima da capital, estão um pouco mais crowdiados atualmente. Poucos locais na água, porém muitos russos, espanhóis, australianos, enfim, um crowd global. Mas ainda assim, tem onda para todo mundo, basta saber chegar e respeitar quem já está na água.


Se você prefere fugir do crow, os atóis centrais e sul são as melhores opções ou se hospedar nos resorts com ondas exclusivas.


O que fazer nas Maldivas além de surfar?

As atividades mais interessantes são mergulhos com snorkel ou cilindro, pesca, fotografia e visita as ilhas públicas, onde vivem a população das Maldivas. E essas atividades são as mesmas para quem fica em resorts, barcos ou ilhas públicas.



Curtiu nossas dicas? Conheça também nossos pacotes de surf para as Maldivas. Clique aqui para acessar.











0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page