top of page

Você pode estar usando a parafina errada em sua prancha

Atualizado: 31 de ago. de 2022

Você sabia que existem diversos tipos de parafinas? Cada uma delas foi desenvolvida pensando em oferecer a melhor aderência de acordo com a temperatura da água aonde você surfa ou o tipo de prancha que você utiliza.



Quais são os tipos de parafinas?

As parafinas mais comuns encontradas no Brasil são para Água Fria, Água Morna e Água tropical, mas existem outras variações como Água Gelada, SuperGrude, para Sorfboards e de Aloe Vera (exclusividade GWAX).


Trouxemos então uma explicação para a importância de usar a parafina certa de um dos maiores fabricantes de parafina no Brasil, a GWAX, parceiros comerciais da nossa agência.

Parafinas Surf Trips
Parafinas FIQUEOFF para nossos clientes

Parafina de Água Morna

Essa parafina foi desenvolvida para os surfistas da região sudeste do Brasil, que durante o verão a água do mar varia de 20 a 25 graus célsius. De maneira que ela resista a uma temperatura levemente mais alta e não derreta, mas que também não endureça formando uma crosta, perdendo aderência ou até mesmo machucando o surfista.


Parafina de Água Tropical

Pensando nos surfistas do nordeste, onde a temperatura da água passa dos 25 graus célcius no verão (e se mantém relativamente quente durante o resto do ano) essa parafina consegue resistir mais tempo na prancha sem derreter, evitando assim a perda de aderência muito rápida durante uma sessão de surf.


A parafina de água tropical também é recomendada para o surf em países da América Latina como El Salvador, Costa Rica, Nicarágua e México, onde a temperatura da água é mais elevada.


Parafina de Água Fria

Para os surfistas do sul do Brasil ou até mesmo do sudeste durante o inverno, a parafina de água fria foi desenvolvida para que ao entrar em contato com a água mais fria, não endureça muito e se mantenha um pouco mais molinha. Permitindo maior aderência por mais tempo.


Parafina de Água Gelada

Se você mora no sul do Brasil e cai na água durante o inverno, primeiro parabéns, pois você é um guerreiro. A importância de ter uma parafina que resista bem com a água abaixo dos 18 graus celsius, evita que a parafina fique extremamente dura e rigida, perdendo totalmente a aderência com o pé do surfista.


Esse tipo de parafina também é altamente recomendado para surfar em países como o Peru, Chile ou Califórnia, onde a temperatura da água é bastante gelada.



Esses são os tipos mais comuns de parafinas encontradas por aí. Porém a GWAX vai além e oferece mais 3 tipos de parafinas especiais, a SuperGrude, AloeVera e para Softboards.



Parafina para Softboards

As parafinas feitas para softboards servem para oferecer maior aderência e durabilidade ao tipo de material dessa prancha, assim como os bodyboards que são feitos de um material diferente da prancha de P.U. ou Epoxy.


Parafinas de Aloe Vera

São feitas com extrato natural de AloeVera que é cicatrizante e hidratante. Funciona muito bem para quem não gosta de usar lycra e tem a pele mais sensível ao contato da parafina. Para lugares de água morna à quente.


Parafinas de Alto Grude

São parafinas para quem busca alta performance, com manobras aéreas. Mas é altamente recomendado usar lycra para que não machuque a pele.



E você achando que bastava passar parafina e ir surfar?


Assim como qualquer esporte, a evolução traz aprimoramentos em nossos equipamentos e isso é ótimo. Quanto maior assertividade no tipo de equipamento que estamos utilizando, melhor é a qualidade do surf que podemos ter em nossos breves momentos durante o ano e maior será nossa evolução.


Agradecimento especial aos nossos parceiros da GWAX que nos ajudaram com o conhecimento necessário para desenvolver esse conteúdo para vocês.

Lembrando que todos os nossos clientes OFF Viagens recebem um kit com uma parafina de brinde de acordo com o pico de destino de sua surf trip.


0 comentário

Comments


bottom of page