top of page
  • Foto do escritorFIQUEOFF

Dicas ao Alugar um Carro

Atualizado: 6 de set. de 2019


Alugar um carro hoje é item básico de qualquer viajante que gosta de ter liberdade para explorar todo o destino de sua viagem.


Então para que sua experiência seja a melhor possível, listamos abaixo algumas dicas bastantes importantes para você, confira!



COMPRE UM CHIP LOCAL


Caso você não tenha feito isso aqui no Brasil, logo que chegar no aeroporto, adquira um chip pré pago local. O tempo para a ativação do chip pode variar entre alguns minutos até mesmo 1 dia. Porém enquanto ainda estiver no aeroporto, aproveite para baixar um mapa ou jogar o endereço do seu hotel no Waze para que você não precise pagar por um GPS.


Não esqueça de levar do Brasil o carregador e suporte automotivo para seu celular.

Pesquise o melhor plano pré pago que atenda as suas necessidades durante a viagem


DOCUMENTAÇÃO PARA RETIRAR O CARRO


Em muitos países, principalmente na América e Europa, ter 25 anos e estar habilitado a dirigir são requisitos básicos. A habilitação brasileira é válida para que você possa dirigir desde que esteja válida aqui no Brasil.


No entanto, alguns outros países exigem que o motorista do veículo tenha uma PID (Permissão Internacional de Direção), documento simples que você pode dar entrada diretamente no Detran de sua cidade e fica pronto normalmente em 2 dias. A PID necessariamente precisa estar válida e ser apresentada junto da CNH válida do portador da PID.


Para saber se o país de sua viagem exige a PID, consulte nosso atendimento.

PID
PID - Permissão Internacional para Dirigir


ONDE FICA A LOCADORA?


Certifique-se em seu voucher do endereço da locadora. Como via de regra, nosso atendimento sempre inclui locações em locadora com escritório dentro do aeroporto ou nas imediações. Caso a locadora não tenha escritório dentro do aeroporto, haverá algum transporte da própria empresa para o pátio da locadora.

Loja Hertz no aeroporto


CARTÃO DE CRÉDITO PARA CAUÇÃO


Requisito fundamental para que você possa retirar o carro em uma locadora, o motorista deverá apresentar um cartão de crédito internacional emitido em seu nome, com limite para que a locadora faça um pré bloqueio no limite. Esse valor irá servir como garantia para a locadora em caso de danos ou multas do veículo após a devolução.


Esse valor no entanto é difícil de precisar, pois pode variar de acordo com o modelo do carro, a quantidade de dias da locação, e até mesmo de locadora para locadora.


Para ter uma noção, esse valor pode variar de U$ 200 até U$ 1.500.


Assim que devolver o carro a locadora, esse valor será devolvido ao limite do seu cartão de crédito.

Dica Bônus - Tenha um cartão de crédito somente para bloqueios de locadoras e hotéis


O ATENDENTE DA LOCADORA É UM VENDEDOR


A dica já começa com esse título exatamente para que você tenha bem claro que quando for retirar o carro, a pessoa que irá lhe atender é um vendedor da locadora. Que para ele o importante é bater a meta oferecendo serviços aos clientes com reservas pré pagas. Portanto, caso não tenha interesse em contratar nada além do que foi negociado com a agência, não aceite nada que você tenha qualquer custo extra, como locação de cadeirinha para crianças, GPS, coberturas mais amplas e até mesmo upgrades.


Depois de pago e assinado localmente, não será mais possível estornar a compra a partir do Brasil.


A OFF Viagens sempre preza por trabalhar com locadoras conhecidas e buscamos sempre oferecer aos nossos clientes tarifas com as coberturas básicas fundamentais, além das taxas governamentais, visando desta forma que nossos clientes não tenham nenhum custo surpresa ao retirar o carro. Exceto em condições que o cliente opte por uma reserva sem seguros ou taxas, as quais serão cobradas da mesma maneira ao retirar o carro.

O que for contratado na retirada do veículo, não poderá ser cancelado.


FAÇA SEU CHECK LIST DO CARRO ANTES DE SAIR DA LOCADORA


Sempre que vamos retirar o carro do pátio da locadora, o atendente irá fazer uma breve demonstração do carro e apontar se existe algum detalhe. Recomendamos altamente que você faça suas próprias fotos do carro antes de retirar. Pode ser até mesmo um vídeo. Se reparar em algum dano, batida, risco ou alguma peça faltando, aponte imediatamente ao atendente da locadora para que o mesmo registre e posteriormente não venha lhe atribuir tal problema, gerando prejuízos financeiros.


Tire suas próprias fotos do veículo


VAI PARA UMA SURF TRIP? LEVE SEUS ACESSÓRIOS


Não esqueça de levar fitas e até mesmo racks de ventosa para amarrar suas pranchas em cima do carro. Não é possível garantir que o carro da locadora já venha com rack para pranchas, pois como a demanda é grande, pode ser que no momento que você for retirar seu carro não tenha essa disponibilidade.


Outro detalhe importante, cuidado ao colocar as pranchas diretamente sobre o teto do veículo, gerando riscos ou amassados que poderão ser cobrados.


Coloque as pranchas com carinho =)


VAI DIRIGIR NA NEVE?


Se sua viagem ocorrerá durante o inverno e com grande chance de se deparar com neve na pista, não esqueça de questionar o atendente para a disponibilização de correntes para os pneus.


E principalmente, cuidado ao dirigir sob estas condições as quais não estamos acostumados aqui no Brasil.

Muito cuidado ao dirigir na neve

POSSO ATRAVESSAR A FRONTEIRA?


Essa informação varia bastante de acordo com a locadora e países onde se pretende visitar.


Nos Estados Unidos, não é permitido atravessar a fronteira entre EUA e México. Já para o Canadá é necessário informar a locadora ao retirar o carro a intenção de atravessar a fronteira. Importante observar que brasileiros precisam de visto tanto para os EUA quanto para o Canadá.


Já na Europa é mais tranquila entre os países da zona do Euro. Desde que a locadora seja informada da intenção da travessia no momento da retirada do veículo. Já para países do Leste Europeu já não é permitido a travessia de fronteiras com o carro alugado.


E por fim, na América do Sul não é permitido atravessar fronteiras com o carro alugado.


Atenção ao planejar sua viagem

HORA DE DEVOLVER O CARRO


Se a devolução do carro acontecer antecedendo ao seu voo de regresso, tome bastante cuidado ao planejar o horário.


Considerando voos internacionais, a apresentação no aeroporto é recomendada com pelo menos 3 horas de antecedência ao horário de partida do voo. Portanto, se você precisa devolver o carro a locadora, considere chegar com 1 hora a mais de antecedência para o processo de devolução do veículo.


O processo pode levar algum tempo, pois o atendente da locadora precisa fazer um check list de devolução do carro, para verificar se ocorreu algum dano. Se você já tem ciência de que aconteceu algum dano no carro, aumente o tempo para a devolução, pois irá com certeza demorar alguns minutos a mais para que haja um entendimento entre as partes.


Obs. se a locadora não tiver escritório dentro do aeroporto, considere também em seu planejamento o tempo de deslocamento do pátio da locadora até o aeroporto.


Lembre-se que quanto mais tempo de antecedência chegar ao aeroporto, menor a chance de perder um voo.



Qualquer dúvida sobre locações, consulte um de nossos especialistas.



0 comentário

Comments


bottom of page