top of page

D.P.S.T. "Depressão Pós Surf Trip"

Atualizado: 9 de ago. de 2022

Atenção pessoal, hoje viemos falar de um assunto muito sério que afeta todos nós surfistas, a D.P.S.T.


É uma doença grave que afeta 10 em cada 10 surfistas que acabam de voltar de uma surf trip em águas internacionais. Vamos primeiro aos sintomas:


FALTA DE INTERESSE PELO SURF

Muitos surfistas que acabam de retornar de uma surf trip internacional passam por esse primeiro sintoma. Passam dias sem olhar o Wavescheck do Waves, pois sabem que não importa a condição que a previsão apontará, não vai ser a mesma que surfou durante a trip.



Surf Trip El Salvador Costa Rica Chicama Lobitos indonésia
Falta de Interesse pelo Wavescheck do Waves

ISOLAMENTO SOCIAL

Outro sintoma bastante comum é o isolamento social. Pois seus amigos que não foram pra surf trip começam a te chamar pra surfar, mas como você está ainda sofrendo do primeiro sintoma, acaba rejeitando os convites. Seus amigos então começam a achar que você está os esnobando e começam a te isolar ainda mais. E os brothers que foram com você na surf trip, estão sofrendo dos mesmos sintomas.


Mas ai você que não surfa pergunta, e os outros amigos que não são do surf? A resposta é que não temos amigos que não gostam de surf, pois provavelmente eles já pegaram raiva da gente por só sabermos falar de surf. Ou por causa das milhares de fotos que postamos nos últimos dias surfando enquanto eles estavam trabalhando aqui no Brasil. Nem as famílias aguentam mais o individuo falando de surf ou de como foi a última surf trip.



Surf Trip El Salvador Costa Rica Chicama Lobitos Indonesia
Individuo portador de D.P.S.T. Isolado Socialmente

APRISIONADO NO PASSADO

O que resta a um individuo que acabou de retornar de uma trip senão ficar preso no passado? Nas lembranças? Ou principalmente, nas fotos.


Ele passa dias e dias olhando para todas aquelas fotos, das ondas, dos momentos com os amigos, os vídeos, as fotos dentro da água, tudo o faz ficar lembrando dos dias mágicos na trip.


Temos relatos como por exemplo do Alex*, 49 anos, (nome fictício para preservar o paciente) portador de D.P.S.T. desde a última trip para El Salvador, que nos contou com exclusividade que passa todas as noites deitado na cama olhando as fotos do seu surf em El Salvador.


Se libertar do passado recente, é algo difícil para o portador de D.P.S.T.


Surf Trip El Salvador Costa Rica Chicama Lobitos Indonesia
Aprisionado no Passado

PENSAMENTOS RADICAIS

Depois de passar por todos esses sintomas apontados, vem a parte mais perigosa, quando o portador de D.P.S.T. começa a planejar largar tudo e ir morar no pico.


Não são todos que chegam a esse ponto, felizmente, mas muitos portadores desta terrível doença começam a pensar na possibilidade de abandonar a vida que levam por aqui e ir morar no último pico que surfaram.


Esse é o estágio final da doença, alguns poucos indivíduos não conseguem superar e acabam realmente morar em países como Costa Rica, Peru, El Salvador, Indonésia, entre outros. Mas a maioria acaba sofrendo o choque de realidade quando suas férias acabam, os boletos começam a vencer e se dão conta de que não é o fim do mundo e que existirão outras férias, outras surf trips, outras ondas.


Surf Trip El Salvador Costa Rica Chicama Lobitos Indonesia
Mudança de Vida

O que podemos dizer a todas essas pessoas que sofrem com essa grave doença é que VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO!


Junte-se ao nosso grupo de apoio. Venha contar sua história, mostrar as fotos da sua surf trip, lembrar os momentos engraçados com seus brothers, relembrar as ondas que pegaram. Nós estamos aqui para ouvir vocês.


E vamos juntos começar a planejar a próxima trip.


Lembrem-se, a melhor surf trip é sempre a que está por vir.


Central de apoio a portadores de D.P.S.T. (11) 3230-9009. Garantimos sigilo absoluto!

0 comentário

Comments


bottom of page