top of page
  • Foto do escritorFIQUEOFF

Como evoluir no surf?

Atualizado: 9 de nov. de 2022

Evoluir, essa é a nossa busca mesmo que inconsciente em todos os aspectos de nossa vida. E para nós, surfistas de alma, apaixonados por pegar umas ondinhas, como evoluir? Como surfar mais e melhor?


Não importa se você surfa de pranchinha, pranchão, body board ou stand up, você quer evoluir.


Basicamente a resposta é surfar, para poder evoluir mais você precisa pegar mais ondas, passar mais tempo no mar, surfar diferentes tipos de ondas, fundos e tamanhos. Esse é o caminho mais curto para chegar a se tornar um surfista avançado. Mas para a maioria dos surfistas, o tempo disponível para passar dentro da água surfando é pouco, talvez 5 horas por semana com alguma sorte.

Além de pouco tempo para surfar, o nosso esporte depende muito mais das condições da natureza, do que da nossa própria vontade.


Mas então como evoluir no surf passando tão pouco tempo na água? A seguir vamos listar algumas sugestões para ajudar você a se tornar um surfista avançado mesmo surfando pouco.


TREINO FUNCIONAL DE SURF

Essa dica é básica, mesmo para quem surfa todo dia, fazer um treino funcional de surf é fundamental para desenvolver os músculos certos, aprimorar os movimentos exatos do surf e evitar que seu corpo fique duro para o esporte.


Hoje existem diversas academias ou profissionais que oferecem esse tipo de treinamento.

SKATE

A galera do skate que nos perdoe, mas o skate surgiu do surf, ou melhor, da falta do surf. Mais precisamente por volta do final dos anos 50 na Califórnia, durante o longo verão flat, surfistas desesperados por sentir a adrenalina de deslizar sobre uma prancha criaram o skate. De lá para cá o skate ganhou uma enorme variação desde longboards até simuladores de surf.

Sendo o simulador de surf o melhor skate para evolução no surf, pois é o que melhor replica os movimentos do surf.


PRANCHA DE EQUILÍBRIO

Outra ferramenta muito útil para evoluir no surf é o Ballance Board (Prancha de Equilíbrio). Esse simples equipamento ajuda a prevenir lesões musculares, fortalece o core e melhora seu equilíbrio.



SURF COACHING COM VÍDEO ANÁLISE

Outra forma que acelera bastante sua evolução é fazer um trabalho com um surf coach aliado a vídeo análise.


Surf coaches são profissionais de surf que vão basicamente te mostrar quais movimentos você está fazendo certo e quais precisa corrigir. Esse tipo de trabalho começa antes, acontece durante o surf e termina com você se assistindo surfando. A primeira vez que você se assistir surfando seu surf já vai dar um salto de evolução.



YOGA

Praticar yoga é com certeza uma das melhores decisões que você pode tomar para ajudar sua evolução no surf. De começo, a prática do yoga já vai quebrar sua dureza nos movimentos em cima da prancha, algo que além de estético, faz toda a diferença em sua performance.


Mas são muitos outros benefícios do yoga para o surf, tais como: maior flexibilidade e amplitude nos seus movimentos, fortalecimento do corpo, aumento da concentração, melhora na respiração durante a prática do surf, aumento da consciência corporal, melhora na coordenação motora, relaxamento muscular, entre tantos outros.


Não à toa, Kelly Slater é uma das maiores referências da relação entre a prática do yoga e o surf.


NATAÇÃO E APNEIA

Se possível, se matricule em uma escola de natação. Através da prática regular da natação e até mesmo o aperfeiçoamento com professores, vai proporcionar uma excelente remada, maior resistência física e capacidade pulmonar.


Já os efeitos da prática de apneia vai te ajudar no momento da queda, tanto te permitindo ter mais calma para conduzir a situação quanto aguentar mais tempo embaixo da água quando estiver enfrentando uma série na cabeça.


PESQUISE E APRENDA

Se você quer evoluir no surf, busque conhecimento. Entenda a diferença entre uma prancha epoxy e uma prancha PU. Diferenças entre modelos de pranchas. manobras, tipos de surf, tipos de ondas, quilhas, previsão de ondas, história do esporte, assista filmes e vídeos, converse com outros surfistas mais experientes, aprenda o máximo que você puder sobre tudo. Quando você entende o que você está fazendo, você faz melhor.



CUIDE DE SUA ALIMENTAÇÃO E BOA FORMA FÍSICA

Principalmente para você surfista que não consegue estar no mar todos os dias, manter uma boa forma física será fundamental para quando você entrar na água, conseguir tirar a melhor performance possível do seu corpo.

Então se alimente bem, pratique exercícios físicos regularmente, pois dessa maneira mesmo que você não consiga surfar todo dia, será capaz de ter uma resposta satisfatória do seu corpo. Procure sempre um nutricionista para ajudar.


FAÇA UMA SURF TRIP INTERNACIONAL

Ok, você já é um surfista intermediário que pode surfar 1x por semana e agora está travado, não consegue evoluir. Então tá na hora de embarcar para uma surf trip em ondas gringas. Mas por que ondas gringas?


As ondas gringas são longas, constantes e desafiadoras. Claro que temos boas ondas no Brasil, mas nada se compara a surfar uma onda como Chicama com uma extensão de quase 2km. Ou El Salvador com seus point breaks que funcionam durante o ano inteiro. Mentawai com suas ondas tubulares.

8 dias que você passe surfando em algum desses picos (ou tantos outros lá de fora) serão equivalentes a 1 ano de surf no Brasil, mesmo que você consiga surfar 2x por semana.


Não é atoa que todos os surfistas profissionais do Brasil foram levados desde criança para surfar fora do país. Muitos chegam a passar temporadas inteiras em picos como Hawaii e Indonésia.



CONCLUSÃO

Este não é um passo a passo de como fazer, mas com certeza vai te ajudar a evoluir para se tornar um surfista avançado. E quando falamos de nível avançado, não estamos falando sobre acertar aéreos (claro que você pode), mas ser um surfista avançado é ser capaz de surfar todo o potencial de uma onda. Pois quanto mais você surfar, mais tempo passar em cima de uma prancha, maior vai ser sua evolução.



0 comentário

Comments


bottom of page