Palco das Olímpiadas 2024, a França oferece algumas das melhores ondas da Europa. Até pouco tempo atrás uma das melhores etapas do tour ocorria em Hossegor.
HOSSEGOR
Localizada no sudoeste da França, essa pequena cidade vive intensamente o surf, muito se deve ao fato de receber uma etapa do WT. Neste que é um dos beach breaks mais poderosos do mundo, é só procurar um banco de areia para chamar de seu.
A água é gelada e chega até nevar durante o inverno, mas nos meses de primavera e outono é possível encontrar boas condições de swell com temperaturas mais suportáveis. Se a temperatura é fria, o crowd nem tanto.
Apesar de ter muita gente na água, o crowd se espalha por toda a extensão do beach break.
BIARRITZ
Outra opção no sudoeste da França, Biarritz também é bastante procurada por surfistas de toda a Europa. E é por aqui que acontece a etapa do WT feminino.
Não importa seu nível de surf, Biarritz tem condições desde avançados até iniciantes. Inclusive a região conta com diversas escolas de surf.
Muitas europeus vem para Biarritz para aprender a surfar. Além da cidade também possuir diversos eventos e festivais de verão. Biarritz sempre tem algo a oferecer.
CAPBRETON
Outra boa opção de onda bem próximo a Hossegor. Capbreton oferece bons tubos secos em dias de swell médio na região.
Com um cenário rochoso que parece ter vindo do espaço, por aqui você pode encontrar uma ótima brincadeira.
SEIGNOSSE
Melhor opção quando o mar está pequeno nos outros picos. Excelente beach break. No entanto quando em nenhum outro lugar tiver onda e somente por aqui, todo o crowd irá se concentrar na região também.
GUETHARY
Em dias de grande swell, está é sem dúvida uma das melhores opções ainda no sudoeste da França, sendo comparada a Sunset, podendo chegar até 15 pés!
A onda mais famosa dessa região é a de Parlementia.
ANGLET LES CAVALIERS
Um dos picos com maior constância de ondas. Boas direitas que quebram num píer de pedra.
TEAHUPOO. TEAHUPOO??
Exatamente o que você leu. Apesar de Teahupoo estar a mais de 15.000 km de distância no Taiti, não podemos esquecer que o Taiti pertence à Polinésia Francesa, ou seja, faz parte da França como um território ultramarino..
Portanto, se você está pesquisando sobre o surf na França, encontrou o que procurava.
Mas por que a etapa das Olimpíadas está ocorrendo no Taiti e não nos picos de surf na própria França? A resposta é simples: em julho, mês em que ocorrem as Olimpíadas, é pleno verão europeu, o que significa mar flat (sem ondas). Já o Taiti está bem no meio da temporada de ondas.
QUAIS PRANCHAS LEVAR?
Quer uma ajuda para escolher a prancha perfeita para sua trip? Acesse o site dos nossos amigos do Prancha Nova (https://pranchanova.com/category/conteudo/analise-pranchas ) e tenha o quiver ideal para surfar todo o potencial do pico.
Últimas dicas sobre o surf na França
O localismo existe assim como qualquer outro pico de surf pelo mundo, no entanto é tranquilo, desde que saiba respeitar todos dentro da água.
Prepare um quiver de pranchas maiores das que está acostumado em águas brasileiras. Recomendado no mínimo uma prancha de tamanho 6.0 pra cima. As ondas por aqui são power.
Se tiver alguns dias sobrando no roteiro e disposição, ainda pode aproveitar e fazer uma corrida até Mundaka na Espanha.
E por fim, aproveite os voos da Air France para fazer uma parada em Paris, afinal, dissemos lá no começo do texto que a França é um destino romântico...
Comments